QUIROPRAXIA E PILATES NA PROMOÇÃO DE SAÚDE

Tanto a Quiropraxia como o Pilates são áreas complementares, sendo uma combinação poderosa entre a estrutura e a funcionalidade. São potentes aliados num processo de reabilitação ou performance. Vamos conhecer a como se relacionam e podem te ajudar?

A Quiropraxia pretende restabelecer a liberdade de movimento entre as estruturas articulares, principalmente, permitindo ao corpo que realize suas funções sem quaisquer restrições. O Fisioterapeuta Quiropraxista realizará uma avaliação de todo o sistema musculoesquelético, afim de buscar as ditas HIPOMOBILIDADES ou, em outras literaturas, as SUBLUXAÇÕES ARTICULARES. Resumindo, o objetivo é encontrar zonas do corpo que não estejam com a mobilidade e alinhamento equilibrado, o que pode alterar a função de algum sistema do corpo (nervoso, articular, visceral) levando assim, até ao aparecimento de dores ou perda de desempenho físico, por exemplo.

No atendimento em Quiropraxia, o Fisioterapeuta avaliará todo o corpo do paciente, sua mobilidade e função associada, utilizando técnicas manuais para as correções das estruturas que possam estar restritas e causando desequilíbrio na distribuição de carga no corpo. Esse fator, por si só, pode ser o agente causador de dor e desconfortos. Mas, após os ajustes realizados, é sempre necessário que o corpo se reeduque quanto a alguns padrões de movimentos não saudáveis adquiridos com o hábito ao longo do tempo. É AÍ QUE ENTRA O PILATES!

O Pilates é uma forma de treinar de forma segura o sistema musculoesquelético, mas não só ele. A consciência corporal que se adquire com o método, criado por Joseph Pilates, envolve a o controle postural, respiração, qualidade de execução dos movimentos, ritmo, concentração… enfim, MUITO mais do que os alongamentos que erroneamente muitos acham.

São exercícios de intensidade ajustada ao indivíduo e baixo impacto, promovendo o controle motor, a flexibilidade, o fortalecimento muscular, restabelecendo o equilíbrio e a correção postural. O Pilates está fundamentado em 6 princípios: concentração, respiração, controle, centralização, precisão e fluidez dos movimentos. Pelas palavras de Joseph Pilates “o Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito”. O Pilates trabalha o movimento de forma global, desenvolvendo a função.

Os profissionais mais indicados à instruir os praticantes do pilates são os profissionais do movimento, Educadores Físicos e Fisioterapeutas. Sendo que, quando ministrados por Fisioterapeutas, ganha um olhar mais clínico e, caso haja alguma disfunção ou reabilitação em curso, é o profissional mais indicado para o acompanhamento.

O objetivo geral é melhorar a qualidade de vida de todo e qualquer indivíduo, seja para o dia a dia ou até mesmo para a prática esportiva, sem restrições quanto a idade. E, reforçando, quando há alguma limitação de movimento, dor, a combinação das duas abordagens (QUIROPRAXIA+PILATES) são excelentes opções no tratamento de dores musculoesqueléticas, principalmente.

É o fato de aliarmos estas duas áreas que nos permite fazer a diferença na vida de quem nos procura. Se, por um lado, a Quiropraxia analisa e trata a estrutura, porque dela depende a função, por outro, o Pilates analisa esta mesma função e a tratam através do movimento. Assim, nada fica ao acaso.

Bruce de Angelo | Fisioterapeuta